De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e a EMBRATUR, “ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
Ou seja, de acordo com essa definição, no ecoturismo há um contato direto com o meio ambiente, preservando não somente a natureza, mas criando, dessa maneira, uma cultura que tem como objetivo conservá-la.
O turismo em unidades de conservação (UCs) movimenta aproximadamente R$ 4 bilhões por ano, gera 43 mil empregos e agrega R$ 1,5 bilhão ao Produto Interno Bruto (PIB), mostra a tese de doutorado em Ecologia de Thiago Beraldo, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: https://monitordigital.com.br/turismo-em-reservas-ecologicas-movimenta-r-4-bilhoes-por-anoO projeto VALE DO CARBONO, deverá desenvolver infraestrutura de hotelaria na forma de Eco-Vilas
Sustentáveis com temática amazônica, que permitirá ao turista uma interação intensa com o bioma da
Amazônia, em especial com as belezas e diversidades particulares da Serra do Aracá e, também, participar
de forma interativa com atividades e eventos do Hub de inovação a fim de adquirir novos conhecimentos
inovadores bem como, desenvolver uma consciência ecológica.
O visitante poderá, também, participar de outras atividades turísticas como:
Fale Conosco